Oficina no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo: Assim nascem os bonecos!

img-20190615-wa0038-e1560957342817

Segue a todo vapor a realização da Oficina de Teatro de Bonecos: da Construção à Dramaturgia no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, ministrada pelo artista bonequeiro Leandro Silva em colaboração com o Grupo Fuzuê Teatro de Animação. 

Os participantes estão no processo de criação de seus bonecos e formas animadas, como parte de um projeto individual que inclui ainda a composição dramatúrgica de um enredo e a apresentação de uma cena no encerramento da oficina, prevista para o dia 17 de agosto.

Realizada nas manhãs de sábado, no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Avenida Capivari, 602, Cristal, RS), a oficina é um momento de vivência, formação aprofundada sobre a Arte do Boneco e de expressão coletiva e individual. Todos se ajudam, trocam suas experiências e colaboraram para fazer nascer bonecos inusitados, divertidos e que também nos provocam reflexões.

Focada na elaboração de “corpos alternativos” de bonecos, a oficina integra processos tradicionais de construção, como a papelagem e o machê, com possibilidades de mesclagem de técnicas e materiais ao gosto dos participantes. Também se enfoca o processo de formação da atriz e do ator, uma vez que a proposta da oficina é a composição de cenas de Teatro de Bonecos com animação à vista do público, em que o artista se coloca lado a lado em interação com o boneco diante do espectador. Um desafio e uma grata surpresa! 

Também estão previstos a realização de seminários temáticos e complementares da formação dos oficinandos, com temas como “voz e fala”, “figurinos e acessórios”, “Teatro de Animação contemporâneo” e “Artes e culturas do Pós-Humano”.

A oficina acontece em parceria com o Grupo Fuzuê Teatro de Animação, contando com a efetiva colaboração dos seus membros e tomando como pontos de partida as criações da companhia, como “Fuzuê no Sertão Encantado” (2013-2016), “Devaneios” (2015-2016) e os trabalhos em curso “O Mistério do Jaraguá” e “COMA”.

Confira alguns registros do processo de realização da oficina:

 

Fotografias: Registro coletivo dos participantes.

A oficina acontece todos os sábados (com exceção dos feriados), das 09 às 12 horas, no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. As inscrições encontram-se encerradas.

O projeto da oficina é realizado pelo artista bonequeiro Leandro Silva, em parceria com o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e o Grupo Fuzuê Teatro de Animação. Contemplado na 6ª edição do Prêmio Culturas Populares – Homenageada Selma do Coco, realizado pelo Ministério da Cultura.

Deixe um comentário